quarta-feira, 18 de março de 2015

ARREPENDIMENTO, SOFRIMENTO E UM NARIZ...

Pr. Heleénder de Oliveira Francisco



Essa semana fui submetido a uma cirurgia de desvio de septo. Depois de muito tempo sofrendo com os prejuízos que esse problema causava em minha respiração e dicção, resolvi acatar o conselho médico e decidi cair no bisturi. Confesso que não foi uma experiência agradável. Como qualquer procedimento cirúrgico, o pós operatório é bem sofrido. Mas, a decisão havia sido tomada e pagar o preço por ela era necessário, a fim de obter uma melhora na minha qualidade de vida.

Essa experiência me fez pensar sobre uma das decisões mais importantes na vida de um cristão: arrepender-se. “Arrependam-se”! Foi esta a mensagem proferida por João Batista, Jesus, Pedro e tantos outros servos de Deus. Mas, engana-se quem pensa que arrependimento é emoção ou sentimento. Arrependimento é uma decisão.

Arrepender-se é decidir que você errou ao supor que conseguiria gerenciar sua própria vida sem a ajuda de Deus; é decidir que você nunca terá a força, a capacidade e condições de se virar sozinho; é reconhecer-se dependente de Deus e decidir seguir a Jesus Cristo; é decidir abandonar tudo aquilo que te afastava do Pai.

Arrependimento é como um procedimento cirúrgico – uma intervenção decisória. O procedimento fere, mas os resultados são sadios. Cortar o que prejudicava dói, mas nos coloca em uma nova vida.
Não está sendo fácil para mim. Enquanto escrevo, dói o local da cirurgia. Mas, a dor me faz lembrar que o que não prestava em mim, foi tirado fora. O que prejudicava minha vida foi arrancado de lá, porque eu decidi fazer isso.


Façamos o mesmo com a nossa alma. Decidamos arrancar de lá, por meio da cirurgia do arrependimento, tudo o que nos afasta de Deus. Ainda que doa. Afinal, qualquer ferimento que nos ponha de volta no caminho da cruz, libertando-nos para buscar, em Cristo, a vida eterna, vale a pena!